Me chamo Jorge Yoshinori Misawa,tenho 53 anos,vim de Maringá no Paraná com minha família e estou aquí no Japão já fazem 11 anos.
No início,como todos os brasileiros,vim com uma grande esperança de alcançar meus objetivos como a compra de uma casa própria ,montar o meu próprio negócio e assim construir uma base de rendimento firme com a finalidade de proporcionar uma formação universitária para nossos filhos lá no Brasil.
Basicamente,esses sonhos são iguais a de todos que vem trabalhar aquí no Japão.
Essa força que nos impulsiona a trabalhar como doidos vem dessa ambição e do grande desejo de retornar o mais rapidamente possível.
Mas,o tempo foi passando,as crianças cresceram e agora já estão formados pela escola japonesa no nível secundário.
Não conseguimos realizar nossos sonhos,embora nossa retrospectiva prove que trabalhamos muito, sempre honestamente e com muita dedicação.
Tudo isto,parece ser frustrante e desanimador.
Agora, já não tenho mais a idade necessária para escolher um trabalho que seja compatível com meus anseios e preferencias profissionais.
O mercado de trabalho exige mais disposição física para trabalhos quase sempre rotineiros e desgastantes e cada vez mais, menos remunerados.
Em contrapartida,nossos amigos e parentes do Brasil,via de regras,vivem de forma saudável e muito mais felizes, mesmo com todas as dificuldades economicas.
Lojicamente,o meu caso não é uma história de sucesso,aliás é definitivamente mais um caso de fracasso!
Porém,eu pessoalmente,não me considero um fracassado,apesar de tudo.Isto,porque aquí no Japão pude dar aos meus filhos uma educação que eu particularmente considero a melhor do mundo.
Também porque conseguí montar o meu pequeno negócio (caminhão de lanches) e hoje tenho uma clientela que considero uma grande família.
Neste meu negócio, tenho o grande prazer de fazer o que eu mais gosto: estar sempre em contato direto com pessoas,me comunicando e conquistando novas amizades.
Nosso rítmo de trabalho é confortável mas não posso dizer que seja uma mina de ouro,pois não me sobra nada no final do mes.
Mesmo assim,nunca me faltou nada e levo uma vida relativamente tranquila e muito feliz ao lado de minha querida esposa Ana Maria ,meu filho Ronnie,minha adorável filha Claudia e meu deusinho Luan,meu neto.
Tenho ainda uma outra filha: Kelly,que confesso ter um certo carinho especial e uma grande admiração pela sua natureza sempre alegre e otimista.
Além deste caminhãozinho de produtos e lanches ainda tenho um outro negócio de vendas de computadores pela internet que me dá mais uma pequena renda.
Compro esses computadores no maior mercado mundial de eletronicos,informática e automóveis :Yahoo Japan.
Para vender aos brasileiros,primeiro,configuro-os em portugues com o melhor sistema WINDOWS XP SP2 e instalo os programas mais importantes como o OFFICE 2007 e o NORTON,faço todas as atualizações possíveis e customizo com as preferencias dos brasileiros tais como o Messenger,Windows Média Player,e adiciono alguns favoritos importantes .
No futuro,pretendo oferecer também,eletronicos e automóveis.
Tenho preferencias de atividades pessoais tais como desenvolver minhas aptidões para pesquizas na internet em busca de novidades,e gasto praticamente todo o meu tempo disponível nisso.
Gosto muito de ajudar meus conterraneos que precisam de alguma coisa,mas nem sempre consigo.
Ao longo de minha vida no Brasil sempre fui comerciante e sempre bem sucedido ,mas devido a minha indole,talves muito altruista,acabo por perder tudo para alguém mais esperto.
Todo mundo tem seus defeitos,mas este meu defeito é uma característica de muitos nisseis,filhos de japoneses.
No fundo,desejo fazer muitas amizades para poder transmitir tudo que tenho de bom para pessoas que desejarem conhecer um pouco de minhas experiencias de vida e também absorver as grandes idéias e pensamentos dos brasileiros com muita humildade.
De qualquer forma,este perfil é autentico e espero ter conseguido transmitir minha verdadeira personalidade.
Atenciosamente :
Jorge.