terça-feira, 31 de julho de 2007

Algumas reflexões sobre o Japão

Nesta nossa era, tanto no Brasil como no Japão, nossas vidas são preenchidas em grande parte pelo trabalho e não nos resta muito tempo para o lazer ou praticar algum hobby. Isto compromete nossa qualidade de vida,pois nos desgastamos tanto fisicamente como mentalmente em nosso trabalho muitas vezes rotineiro,pesado,sujo,perigoso,etc.
A corrida para se alcançar um objetivo nos faz cegos e esquecemos-nos de olhar nossas condições de saúde que sofrem com o esforço excessivo, horário descontrolado, falta de repouso, má alimentação, etc.
Isto tudo acarreta num resultado irreversível de muito stress, depressão, dores no corpo e muitas vezes em acidentes de trabalho que comprometem toda a economia poupada durante muitos anos de árduo trabalho.
Se tudo isto não nos acontece, por alguma felicidade,quando retornamos ao nosso adorado Brasil,acabamos por perder de alguma forma tudo que conseguimos conquistar aqui no Japão. Pelo menos é o que provam as estatísticas e as histórias dos que retornaram.
Mas, isto é muito trágico e não deve ser verdade para a maioria dos brasileiros que já se acostumaram com o modo de viver dos japoneses e praticam uma nova mentalidade de vida neste Japão.
Afinal nossa vida é única e infelizmente muito curta.
Se Deus nos colocou neste lugar maravilhoso, onde não tem muitas coisas ruins do nosso querido Brasil, então porque não aproveitamos e curtimos tudo que nos oferecem para investirmos mais em nossa própria felicidade?
Para ser feliz basta dar este passo.
O passo da mudança!
Você merece uma viagem sem destino, sem parada, sem previsão de chegada e com direito a belas paisagens, boas comidas, novas amizades e novas aventuras.
Desta viagem você só deve retornar com o coração renovado e com uma nova e forte convicção: NUNCA MAIS SOFRER!
Nesta volta, você vai recomeçar uma nova vida.
Mas não será uma vida de trabalho e sim uma vida de prazeres.
Para descobrir o que te dá prazer vai ser um dos objetivos desta viagem de reflexão.
Quando você descobrir que pescar te dá prazer, vamos procurar um trabalho de pescador.
Quando você descobrir que construir te dá prazer, vamos procurar um trabalho de construtor.
Quando você descobrir que vender te dá prazer, então...
Isto é muito fácil de falar, mas na prática deve ser muito mais difícil, pois a realidade é uma grande concorrência para se conseguir uma mera vaga em qualquer fábrica aqui no Japão.
O grande agravante é que nem sei me comunicar e não tenho tempo nem disposição para aprender.
Para piorar, dependo inteiramente das empreiteiras para conseguir meu trabalho.
Já me acostumei com este ritmo e tenho muito medo de pegar um trabalho pior ainda que este.
Neste trabalho atual, tenho meus amigos, meu salário garantido e não tenho pretensão nenhuma de mudar.
Minha família já se estabilizou neste local e não posso arriscar a segurança deles em prol de minha felicidade.
Enfim, deve ter muitas outras situações de infelicidades...
Mesmo com todas essas dificuldades, a única certeza e a mais acertada das decisões é a da mudança, porque nada neste mudo justifica sua infelicidade.
Dinheiro vai comprar uma casa no Brasil pra você morar com conforto, mas vai valer a pena à custa deste sacrifício?
Dinheiro vai custear seus estudos para a sua formação numa faculdade, mas será que depois de formado você vai ganhar o que ganha no Japão?
Dinheiro vai comprar um estabelecimento comercial ou alguma franquia de marca famosa, mas o sucesso deste empreendimento é garantido?
Ora, meu amigo vai viver o AGORA e se possível com 100% de prazer!
Vamos viver esta vida com alegria e irradiar a todos que te rodeiam para transmitir a única verdade:
VOCE ESTÀ NO PARAÍSO E SEU ESFORÇO AGORA É TORNÁ-LO CADA VEZ MELHOR!

Um comentário:

samegui disse...

Puxa, seu texto foi muito forte e me fez pensar nas minhas escolhas como dekassegui e agora como ex-dekassegui.
Estou linkando seu blog no meu http://movimentodekassegui.blogspot.com